Tutorial

 Início / Tutorial
VEJA COMO OPERAR O DIC (QUANDO A PLATAFORMA ESTIVER ATIVA!) 


Através de um dispositivo (1), composto por uma tela para  filme (DOCUMENTÁRIO DESCRITIVO PRINCIPAL), os usuários terão uma caixa de ferramentas para assinalar e desenhar nos frames das paradas do filme  e um bloco de anotações que possui mecanismo para interagir com as paradas. Este dispositivo sócio - técnico serve para fazer uma pesquisa, transmiti-la e também fazer uma troca de comunicação. O dispositivo permite a interação de diversos atores na realização de tarefas que visam uma meta comum.

 

 

DIC - DISPOSITIVO DE INTERAÇÃO E COOPERAÇÃO

 

(1) Esse dispositivo pode ser indicado como DIC -Dispositivo de Interação e Cooperação Ele é um  conjunto de meios técnico - digitais , dispostos num plano, visando servir à estratégia de uma ação planificada para obtenção de um resultado. O processo de  mediatização visa adaptar-se aos objetivos, ao assunto, conteúdos, possibilidades técnicas, formas de avaliação, públicos, etc.

 

O mediatizador é quem dirige os trabalhos de mis - en - media e trabalha com  técnicos, realizadores de filmes, designers gráficos, desenvolvedores.

 

No filme DOCUMENTÁRIO DESCRITIVO PRINCIPAL  alguns dos problemas encontrados no ambiente urbano, podem ser mostrados de imediato, outros podem apenas ser sugeridos (vazamentos de água, por exemplo), e outros  mostram indícios  de ações predatórias . Ora os sinais do semáforo estão desativados. Outras vezes tropeçamos em buracos nas calçadas. Num dia um enxame de abelhas, escondido numa palmeira, molesta crianças numa pracinha da vizinhança. Noutro dia  falta numa praça a manutenção da vegetação , dos brinquedos, da iluminação, da limpeza,  dos pisos , acessos para deficientes e outros elementos arquitetônicos.

 

Veja abaixo, um breve tutorial em vídeo, sobre o funcionamento e utilização de nossa plataforma para melhorias e cuidados em nossas praças:

 

 

 
TUTORIAL DE ACESSO AO FRAME URBANO (PASSO A PASSO)
 
PASSO 1 - Guarde uma foto ou filmete produzido da praça a ser restaurada, renovada ou requalificada..

Aqui você pode utilizar um celular ou uma máquina digital!

Neste momento vamos criar uma foto ou filmete, de elementos formadores da paisagem da praça que precisam ser eliminados, restaurados ou substituídos/acrescentados.

 
PASSO 2 - Cadastre-se no site e assista o DOCUMENTÁRIO DESCRITIVO PRINCIPAL , o qual está inserido na plataforma.

2.1: Crie um site com o nome de sua praça.

2.2: Inscrever-se no site criado para sua praça.

2.3: Realizar o DOCUMENTÁRIO DESCRITIVO PRINCIPAL* de sua praça.

2.4: Inserir o Documentário Descritivo Principal na plataforma de interatividade.

2.5: Inserir o conjunto acima no site de sua praça.

 

* Documentário descritivo Principal

Ele é realizado especialmente para você! Você conseguirá se localizar no lugar onde você estava quando fez o enquadramento da sua foto ou filmete de crítica/comentário  à praça. Em seguida,  usando uma das ferramentas da caixa que está abaixo da tela , assinalará sobre o frame de parada no DOCUMENTÁRIO DESCRITIVO PRINCIPAL, o lugar da foto de sua autoria , com a ferramenta que achar mais adequada. Acrescente então, por escrito, o comentário, no espaço reservado para isto, que fica abaixo da tela. Dê um ENTER. Sua observação entrará no espaço da lista lateral da tela , com o numero da TIME-LINE do FRAME assinalado por você. Esse numero servirá de referencia para operações futuras como as descritas no PASSO 4.

 
PASSO 3 - Divulgue para os interessados a colaborar.

Entendendo sua equipe:

Através de envio de e-mails, os novos colaboradores se cadastrarão para envios de novos comentários e sugestões durante um mês ou outro prazo, determinado pelo administrador do espaço virtual da praça. O DIC pode ser também  usado por um grupo comandado por um professor numa escola do bairro.

 
PASSO 4 - Acessando a plataforma.

Login e senha para acessar as informações.

Após inseridos os assinalamentos e comentários dos colaboradores cadastrados, como descritos nos passos acima, um check-list pode ser construído usando como referencia os dados acrescentados pelos integrantes do grupo constituído do FRAME URBANO de uma praça. Orçamentos também poderão ser feitos.

 

O site FRAMEURBANO  ficará restrito às observações dos colaboradores sobre as questões de sustentabilidade técnica, administrativa e operacional do espaço físico da praça .

 

Outra página com o nome da praça e sua geolocalização -  numa outra rede de relacionamento, deve ser criada, de comum acordo do grupo com a pessoa que vai administrar o FRAMEURBANO/praça. Ela servirá para  desenvolver as sociabilidades do grupo. É nela que  os colaboradores postarão as fotos tiradas na praça , usando como referencia o número no time-line da sua parada para observação do vídeo no DIC.

 

Também poderão postados outros vídeos , fotos históricas,  perguntas, menções, enquetes, comunicados de reuniões, opiniões, diálogos com administrações de prefeitura, cronogramas,  anúncios de eventos, diálogos com  entidades/instituições que adotaram a praça, etc.

 
PASSO 5 - Construindo o Check List

A partir das colaborações feitas pelos inscritos no FRAME URBANO e no blog da rede social,  os administradores da praça terão elementos importantes para criar um check list para fins de manutenção/requalificação da praça ou de outros logradouros da cidade.

 
VAMOS FAZER A NOSSA PARTE E TEREMOS PRAÇAS SEMPRE BEM CUIDADAS!

Contamos com a sua colaboração!

Sobre o Frame Urbano


O Frame Urbano é uma rede de pessoas cuidando e apreciando o que é nosso e de todos, NOSSAS PRAÇAS! Faça sua parte, ajude-nos a deixar todas bem cuidadas! 


Saiba mais